domingo, 19 de abril de 2009

Infantis - Académico Ciências / Leões de Porto Salvo


Os Leões de Porto Salvo conquistaram neste sábado o titulo de Campeão Distrital de Lisboa de Infantis da 1ª Divisão ao vencer o Académico de Ciências em sua própria casa por três golos de diferença.
Sabíamos que apenas um resultado não nos interessava que era perder. Empatar ou ganhar era positivo e ganhar por 3 golos de diferença dava-nos desde logo o tão desejado titulo.
Numa primeira parte não muito bem conseguida da nossa parte e aonde entramos demasiado presos e nervosos arrancamos para uma etapa complementar fantástica e aonde conseguimos chegar ao tão desejado objectivo.
Traçamos para este jogo que o mais importante e como prémio mais que justo para estes miúdos era mesmo vencer e se por acaso não fosse possível utilizar todos os jogadores que não o faríamos porque os jogadores queriam muito conquistar este titulo.
Foi justo, foi merecido mas o Académico de Ciências foi um digno vencido e merece inteiramente o segundo lugar deste campeonato.

Ficha Técnica

Local: Pavilhão da Escola Secundária Lumiar

Cinco inicial LPS: Guilherme Sampaio, Emanuel Carreira, Filipe Santos, Guilherme Fantinato e Bernardo Ferreira

Jogaram ainda: Ezequiel Reis e André Félix

Não Utilizados: Ricardo Patrício, Dorin Isac, Marcelo Correia, Vítor Reis e Alexandro Azevedo

Equipa Técnica: João Gonçalves, Paulo Costa e Tiago Rodrigues

Marcadores golos LPS: Guilherme Fantinato, André Félix e Bernardo Ferreira (2)

Resultado final: Académico Ciências / Leões Porto Salvo 1-4

Queria agradecer a estes fantásticos jogadores por tudo o que têm feito e pelo que ainda irão conseguir fazer neste campeonato.
Queria agradecer aos meus colegas (Paulo Costa, Tiago Rodrigues e Hélder Basílio) pela grande ajuda e que sem eles tudo isto não seria possível.
Queria agradecer a minha esposa pela minha ausência de casa em muitas horas e principalmente ao fim de semana.
Queria agradecer aos pais, sócios, simpatizantes pôr todo o apoio que sempre manifestaram junto desta equipa.
Queria agradecer ao presidente, Jorge Delgado, por mais uma vez ter acreditado em mim e no que eu poderia ajudar esta equipa.
Queria agradecer ao Sr. Francisco Santos, pelo desempenho que teve enquanto treinador desta equipa.

E agora estes são os novos Campeões Distritais de Lisboa de Infantis da 1ª Divisão:

Guilherme Sampaio (Grande futuro se conseguir ser mais disciplinado e menos rebelde)

Ricardo Patrício ( Sempre presente e de uma ajuda enorme seja em que posição for necessário)

Filipe Santos (Grande humildade e enorme qualidade...têm tudo para ser um jogador com muito potencial)

Emanuel Carreira (Enorme classe... Defensivamente é perfeito...Grande líder dentro e fora do campo... Grande futuro)

João Mouta (Nem sempre convocado mas sempre presente em todos os treinos...Continua com a tua simplicidade)

Dorin Isac ( O estrangeiro da equipa... pode evoluir mais mas tens de te concentrar muito...)

Guilherme Fantinato ( Enorme jogador...Qualidade técnica, velocidade, capacidade defensiva e ofensiva... Vai ser um jogador de 1º nível)

André Félix ( Magnifico, Soberbo, Fantástico... Simplicidade...Humildade... è ainda escola mas vai ser um jogador de 1º nível)

Fábio Ferreira (Têm boa capacidade técnica, humildade mas tem de melhor mais em alguns aspectos...pode ir longe como jogador de futsal)

Bernardo Ferreira (O nosso capitão... Grande jogador...Pode ser um fantástico jogador de futsal mas têm de trabalhar sempre da melhor maneira e sempre nos limites... Vai ser um jogador de 1º nível)

Ezequiel Reis (1º ano de Infantil e logo Campeão... È de uma grande humildade e têm tudo para ir longe como jogador)

Alexandro Azevedo (1º ano de Infantil e é Campeão... Se melhorar alguns aspectos vai ser de uma grande utilidade para qualquer equipa pela sua simplicidade de processos)

Vítor Ferreira (O pequenino desta equipa mas um enorme jogador e este é o 1º ano de Infantil... Este miúdo vai longe)

Marcelo Correia (Quem diria que este miúdo iria ser fundamental neste campeonato? sempre acreditei que têm qualidade que podem e devem de ser exploradas...Força miúdo)

Tomás Reis ( Ainda Escola, têm tudo para ser um jogador completo mas têm de simplificar alguns processos do jogo)

Gerson Rebelo (Ainda Escola têm tudo para ser um grande jogador... Mais concentração e pode ir muito longe)

Pedro Fernandes (Outro Escola campeão... Têm grande qualidade e é um guarda redes de enorme futuro)


João Gonçalves ( Eu... apenas quero continuar a trabalhar e a ajudar os Leões Porto Salvo)
Paulo Costa ( Fantástico colega e amigo...enorme vontade de aprender)

Tiago Rodrigues (Fantástico colega e amigo...Grande trabalho com os guarda redes)

Hélder Basílio ( Sempre disponível para ajudar...Obrigado)


E estes são os novos CAMPEÕES DISTRITAIS DE LISBOA DE INFANTIS... PARABÉNS!!!

3 comentários:

Anónimo disse...

Boas,

Este meu comentário vai direitinho para o Grupo de Trabalho. Foram Competentes, Foram Coerentes nas escolhas, Foram Pragmáticos.

Foram Alunos de Excelência, Louvor Merecido de Grande Nível.

Parabéns.


Manel – Adepto de Futsal


http://adeptofutsalmc.blogspot.com/

Anónimo disse...

Amigo(a)s Futsalistas,

O que se segue é uma explicação para quem me lê enquanto Adepto de Futsal a razão de o fazer.

- A Razão de o fazer? É a Satisfação.

Em primeiro os meus Parabéns ao ACC, e lembro-me também e de repente do Shotokai pela dinâmica que deram ao Campeonato.

O AMSAC por ter compartilhado a Liderança e bem com os LPS.

Assim como todas as outras equipes já disse e reitero pela atitude muito positiva demonstrada no decorrer dos jogos.

E como Adepto de Futsal, encontro-me em formação. E digo isto por necessidade em perceber ainda o meio no qual “habito”.

Ontem e durante o Jogo os meus Sentidos estavam Calmos/Agitados.

- Sentidos Calmos, por reconhecer, e já o transmiti a alguém que V.São os Melhores.

Eu acreditei na Vitória, Sempre.

- Sentidos Agitados, nos detalhes que a minha condição de Adepto me permite verificar na observação que faço ao ambiente que rodeia um jogo de equipas em Fase de Formação e Só.

- A base da Formação, vai nos acompanhar em todas as fases da nossa Vida.

E cada fase, se quisermos, é um “dente” de uma engrenagem que se quer posta em pratica e produza as métricas a alcançar as mais justas possível na avaliação final, do desempenho individual e em prol do Colectivo.

- E isto que vou escrever a seguir é da minha inteira responsabilidade –.

Pareceu-me ter havido outro sinal dado no decorrer deste Campeonato, onde não basta formar é preciso Vencer e não estou em negação ao que disse no parágrafo anterior.

Começo a conhecer o CRLPS, e estou a vontade para dize-lo que neste escalão e nesta época 2008/2009 a linha mestra da ideia subjacente ao “Ganhar ou Formar” é condição posta em prática pelos seus responsáveis e eu certifico no que assisti neste hiato de tempo.

Atitude, Competição, Qualidade e Dinâmica muito boa.

Mas há sempre um Mas. No final do jogo vi miúdos a chorar, e outros a cantar. - Isto faz sentido para mim?

Falo no geral, porque esta situação é recorrente noutros jogos com outros intervenientes e em que existe esta pressão do resultado.

- Porque Choras tu?

Era a pergunta que os adultos nos faziam quando fomos também meninos e meninas. E nós respondíamos com a” ladainha” habitual para cada ocasião. Nota: - Os adultos também choram.

Agora custa-me a entender, esta reacção neste estágio da Formação, penso que a dignidade do jogador e a sua natural evolução enquanto ser Humano deve ser explicada nos mesmos termos quer para o ganhador quer para o perdedor porque a Formação é isso melhorar desempenho corrigindo erros.

Há o dever cumprido, o trabalho de uma época onde todos os atletas e técnicos despenderam do seu tempo por uma causa em que acreditam e abraçam com gosto e paixão é diferente obrigatoriamente no seu resultado final para as expectativas criadas no minuto do arranque.

Vai ter um primeiro lugar, segundo e por ai fora.

E por isso sinto-me no direito de por as seguintes questões;

- O que é expectável em termos de resultado? O Curto ou Longo Prazo?

- Andamos nós Pais, Clubes e Treinadores a pedir aos miúdos Resultados? Se sim. Com que fim?

- Qual a Finalidade da Formação?

- Formarem e Acompanharem os Atletas – Homens e Mulheres – para “servirem” os Clubes ao longo da sua – Atleta – carreira desportiva e prepará-los para a Sociedade?

- Ou será como no Ensino Público, onde parece existir “um certa pressão” – fomentando as tão famosas passagens administrativas – para os Alunos passarem de ano, mesmo não estando reunidas as condições necessárias para se concluir que o trabalho de aprendizagem foi bem feito, mas em face dos números ser mais efectivo para um Órgão Central admitir que a taxa do insucesso é negativa, e assim não se promove o desanimo, e o abandono escolar?

- Estamos então a promover o quê? E em nome do quê?

Mas no fundo realizo é o investimento num activo onde se pretende tirar dividendos futuros, e onde a qualidade da formação dada se vai aferir por resultados Desportivos/Escolares no imediato quando a meu ver deverá ser a quantidade de activos que triunfaram em resultado desse trabalho

São os Melhores, chega-se a um “estádio” onde a selecção de recursos é feita e não vale a pena alimentarmos ilusões, pode não servir para esta actividade mas ter o maior dos sucessos noutra, são os melhores naquele segmento os activos a apostar – doa a quem doer – e esta premissa vale para tudo e a meu ver para o garante do nosso futuro enquanto Nação.

E que não se encontre aqui uma qualquer “fobia”.

É para em definitivo acabarmos com os “vitimizados” “calimeros” que são resultado de uma inadaptação e falta de preparação dada pela nossa Sociedade, e há que inverter isso. Mas reforço esta ideia dando o exemplo do modelo Norte-americano, pois ai é levado ao extremo onde não tem Sucesso és Lixo.

Por ai também não defendo o radicalismo levado as ultimas consequências.

Aqui há dias perguntaram-me enquanto apresentava os Blogues e toda a estrutura que presta informação sobre o Futsal, entre outros destaco o Cantinho.

Porque escreves?

- Confesso, na surpresa não fui consistente na resposta dada!!!

- Conheço pessoal que tem os seus filhos a praticar futebol, no SC Linda-a-Velha, Real Massamá, Carcavelos, Maristas, FC Odivelas, SCP, CF os Belenenses, Beira-mar de Almada, Atlético do Cacem para citar alguns, e naturalmente criou-se logo aqui uma ligação em que o tema é; - como correu o fim-de-semana ao teu filho? O “futebolês”.

Mas encontrei a resposta. Tudo começou por uma brincadeira levada a sério pelos acompanhantes, pais, mães familiares dos atletas do Valejas A.C.

Colectividade, onde o meu filho nasceu para o Futsal. E onde encontrei e não me canso de afirma-lo pessoas Autênticas, onde criei empatia e vínculos de Amizade que da minha parte tudo farei em que se prolonguem para o resto da minha vida.

Sabendo eu que nada é eterno.

Foram as letras dos Cânticos, os cartazes com palavras de apoio etc. etc.…

E o “bichinho” da escrita ficou, num fundo é uma marca pessoal. Deixa uma evidência é uma conformidade.

Tenho quarenta e seis anos de idade, levo centenas de horas da minha vida passados em recintos desportivos, como nunca fui obrigado a… concluo que o faço por gosto.

Fui praticante de Futebol, Andebol, e Karaté – no Shotokan Fung de Cláudio e Saudade Fung –

Esta ultima foi um desafio a que me propôs quando entrei nos quarenta e digo com orgulho sou cinto Amarelo (e não tenho ido porque o dia só tem vinte e quatro horas…)

E tenho um título de Vice Campeão Nacional por equipas, década de oitenta, em Luta Greco-romana na especialidade de Livre Olímpica categoria de 68 kg.

Este curriculum como Praticante desportivo e Adepto do Futebol, dá me direito a um Mestrado.

Como já ouvi a Ilustres da nossa Sociedade, o local onde se vive o Futebol é na bancada.

- E pergunto eu, alguém discorda?

Como Adepto, assisti ao vivo ao Belenenses 2 – 1 V Setúbal para a Liga Sagres.

Cá está na Bancada. E junto á Claque de Apoio dos Sadinos.

Vi um golo mal validado, um penalti não marcado e uma expulsão duvidosa.

Vi uma Força Policial aparecer, para controlar as Gentes de Setúbal.

Cujo Crime Cometido foi mostrar o seu desagrado proferindo palavras de ordem como “Gatunos”, “Futebol é uma Mentira” e manifestarem acções de “provocarem” os Media presentes a mostrarem o que se passava.

Vi por força disso um Adepto a sentir-se mal, a necessitar de intervenção do Corpo Humanitário presente no Estádio.

O que não Vi, os Media relatarem o que se passou, Vi só os três minutos da ordem do jogo nas TV´s Publicas e Privadas, e se calhar porque não procurei mais!!! No Jornal o “Record” encontrei uma “caixa” pequena que referenciava o sucedido.

Temos o Domingo Desportivo, Tempo Extra, Dia Seguinte, Mais Futebol, Prolongamento, Trio de Ataque o que falam é do que vende e não importa a ordem Sporting, Porto e Benfica.

Por isso afirmo o serviço Público para mim está no Programa “Liga do Últimos” e na Rádio agora também na TVI24 “Lugar Cativo do Sr. Fernando Correia”

No plano Nacional, porque a nível Regional, temos as rádios e imprensa locais que prestam esse serviço em divulgar o que bom se faz pelo Desporto Local mas não chega.

Ouvi, o Seleccionador Nacional Sr. Carlos Queirós a defender que este serviço de opinião pública de debate deveria ter o elemento “Jogador”.

Não só, estes “Srs. de Gabinete”, que nunca “cheiraram o Balneário” vide na Inglaterra por exemplo em que comentadores são Figuras do Desporto, ex Atletas.

Agora digo eu, – não é esta situação transversal a outros sectores da nossa Sociedade?

- Quantas decisões tomadas em Gabinetes, por Decisores que nunca meteram a “mão na massa” (eu sei no que ficaram a pensar!!! - mas “mão na massa” é no contexto estarem e conhecerem o terreno o “habitat”, sem dependerem da teoria dos “Compêndios”)

É disto, e muito mais que no meu espaço irei por força da minha vivência nos recintos desportivos contar as estórias do que vi da e na Bancada.

Ao João Gonçalves, agradeço o ter permitido utilizar o seu “Sitio” para realizar uma coisa que não estava no meu horizonte, acredite.

A escrita. Uma ferramenta poderosíssima para o bem e para o mal.

No meu caso servirá para acrescentar factos de experiências vividas em recintos desportivos não tenho pretensões a mais.

É nesse local onde se encontra, a identidade de um Povo onde todos os extractos e sectores sociais estão concentrados num curto espaço tempo numa área do tamanho desse recinto desportivo, uma Cultura própria onde existe Democracia onde a cor clubista une todas as raças credos e religiões.

É no recinto desportivo.

Mais uma vez Obrigado João. E concorde ou não com o que escrevo, faço desde já o convite a si e todos o que visitam o seu Sitio, passe a publicidade a visitarem também,

http://adeptofutsalmc.blogspot.com/

Como refiro, tentarei numa base semanal mas sem pressas, colocar o upgrade sobre um assunto qualquer “Fora de Jogo de A – Z.”

Um abraço,

Manel – Adepto de Futsal

SCM disse...

Parabéns a todos os jogadores bem como á equipa técnica.