segunda-feira, 27 de abril de 2009

Escolas - Leões Porto Salvo / Milharado

A partida para esta jornada todas as equipas tinham a mesma pontuação e por isso todos os cenários eram possíveis na classificação!
Acabou por ser a nossa terceira derrota consecutiva mas em nada isso tira a maneira como estes jovens treinam e encaram os jogos com um grande grau de concentração e de vontade de trabalhar bem.
Foi um jogo atípico porque aconteceram muitas situações inesperadas para um jogo de escolas nomeadamente quando a integridade física de algum dos miúdos pode estar em causa e não estou com isto a dizer que foi um jogo violento, apenas estou a querer dizer que algumas das situações poderiam ser evitadas mas como estamos a falar de miúdos que por vezes ainda não tem a convicção do que é que pode ser evitável.
Entramos bem no jogo e a construir acções ofensivas de boa qualidade e aonde apenas pecamos na finalização. O adversário ao contrario de nós em algumas das poucas oportunidades que dispôs na 1ª parte conseguiu concretizar 3 e construir uma larga margem no resultado mesmo assim ainda conseguimos reduzir antes do intervalo o que nos abria boas perspectivas para a etapa complementar.
Na 2ª parte, acho que a partir dos minutos iniciais perdemos a noção do jogo depois do que aconteceu ao nosso capitão André Félix e ao facto de ter de sair do campo 2 vezes. Na 1ª saída foi porque caiu e bateu com a cara no chão e estava a sangrar abruptamente pelo nariz e os colegas ao verem aquilo ficaram muito assustados e depois de recuperado e de estar em condições de poder voltar novamente para o campo ter sofrido uma entrada violentíssima mas que tenho a certeza que não foi por maldade e que o fez cair mal e não mais poder voltar para o campo com fortes dores no ombro. Como disse a partir dai o jogo terminou e ainda reduzimos para 2-3 mas o adversário e aproveitando a nossa desconcentração conseguiu ampliar o resultado.
Não há vitórias morais mas acho que não merecíamos perder porque tivemos uma grande entrega ao jogo e na 1ª parte praticamos grandes momentos de futsal.

Ficha Técnica

Local: Pavilhão Leões de Porto Salvo

Cinco Inicial LPS: Bruno Tavares, Bernardo Pereira, Gerson Rebelo, André Félix e Tomás Reis

Jogaram ainda: Miguel Eugénio, Francisco Ferreira, Mário Ferreira, Fábio Borges, Raul Gomes e Rafael Teixeira

Equipa Técnica: João Gonçalves, Hélder Basílio e Tiago Rodrigues

Marcadores golos LPS: André Félix e Francisco Ferreira

Resultado Final: Leões Porto Salvo / Milharado 2-5

E a vida continua e continua com vontade de trabalhar ainda mais para sermos cada dia melhores...

3 comentários:

CCB disse...

No passado domingo dirigi-me ao pavilhão dos Leões de Porto Salvo com o objectivo de apoiar as equipas de infantis e de escolas independentemente de eles virem a ganhar ou não os seus jogos.

No que respeita aos infantis, o objectivo era comemorar a vitória do 1º lugar e relativamente aos escolas era observar até que ponto se conseguia dar a “volta” e ganhar o jogo.

Tanto num como noutro caso, independentemente de se concordar ou não com as opções técnicas e/ou as substituições efectuadas, a sorte não esteve do lado dos leões e perdemos os dois jogos.

Podemos questionar tudo isso; as divergências de opinião são salutares até porque as criticas quando são construtivas funcionam como uma mais valia, e penso que foi com esse objectivo que este blog foi criado.

Falando directamente dos escolas, como é do conhecimento geral, deixámos de poder contar com o nosso guarda redes principal o Pedro. O Bruno, nunca foi a 1ª opção na nossa baliza tendo sido sempre utilizado poucos minutos por jogo não estando preparado para, de repente, ter a responsabilidade de se assumir como guarda redes principal. Não se pode exigir a esta criança, nesta altura do campeonato, essa assunção de responsabilidades.

A equipa técnica tem tentado tudo para preparar a equipa de modo a se conseguir ultrapassar a contrariedade de a 3 jogos do fim ficarmos nesta situação.

Já referi várias vezes em comentários anteriores que cada um é livre de fazer o que quer e de mudar de clube e de modalidade quando lhe der na real gana.

Agora o que não consigo aceitar é que alguém vá para o pavilhão com o objectivo único de criticar pela negativa e destabilizar. Se assim não é, parece.

Quando me identifico com um clube, seja ele de bairro ou não, visto a camisola, independentemente dos resultados dos jogos, dos jogadores estarem melhor ou pior, defendo-o até às ultimas consequências. Portanto não me agrada, estar sentada para ver um jogo e ouvir constantemente dizer mal e com o único objectivo de criticar por criticar.

Não sei quais foram os motivos pelos quais o Pedro foi embora, mas ontem, depois do que ouvi na bancada cheguei a ficar com a sensação de que foi o clube que o dispensou ...

Se o meu filho saísse dos leões, por opção própria ou por vontade minha, eu gostaria de continuar a acompanhar os Leões de modo a saber como a sua ex equipa se comportava, mas sempre com o objectivo de ver a sua evolução.

Tal como disse anteriormente ninguém tem nada a ver com as decisões de cada um; agora para quem ficou e continua a vestir a camisola, não é agradável estar sempre a ouvir criticas que não nos levam a lado nenhum.

Deixem-nos ficar com as nossas derrotas; de certeza que alguma coisa havemos de aprender com elas e em tempo certo as decisões hão-de surgir de modo a darmos continuidade a esta equipa que tanto merece ser elogiada.

Quanto ao jogo propriamente dito, não estivemos bem e acusámos a responsabilidade de ter de o ganhar.

O André foi altamente penalizado por ser o jogador mais destacado da nossa equipa; está muito referenciado pelas equipas adversárias e, como tal, sofre as consequências disso. Ontem foi demais. Uma palavra especial para ele que é de facto um jogador extraordinário e um miúdo extremamente humilde sem pretensiosismo de espécie alguma e de uma entrega sem limites.

Quando comecei a escrever neste blog tive o cuidado de me identificar ao João, através do seu mail particular, uma vez que os meus comentários visavam-no bem como à restante equipa técnica. Neste momento e uma vez que estou a visar outras pessoas, acho por bem identificar-me até porque assumo sempre as responsabilidades daquilo que digo e faço.

Para a equipa técnica e para os escolas dos Leões de Porto Salvo aqui fica, uma vez mais, o meu voto de confiança e desejo de que no próximo jogo tudo corra pelo melhor.

Cristina Bettencourt

João Gonçalves disse...

Boas...

Obrigado pelas suas palavras...
Queria esclarecer que o Pedro Fernandes não foi dispensado pelo clube...saiu por vontade do seu Pai...
Jamais este clube e neste escalão enquanto eu for treinador irá dispensar algum jogador! Nem todos temos as mesmas qualidades e por isso temos de trabalhar o melhor que sabemos para podermos ajudar estes miudos a crescer essencialmente como homens e a ajuda-los no seu crescimento desportivo!
Gostem ou não é esta a minha maneira de estar no desporto e na vida enquanto trabalhar com jovens desta idade.
Eu sei do que me arrependo de não ter feito durante esta época mas penso que este não é o melhor local para o dizer...guardo para mim essas ilações.

Lá estaremos para jogar e se possivel vencer o próximo jogo!

Abraço

João Gonçalves

SCM disse...

Quanto ao jogo sofremos mais uma derrota que como diz o João não tira em nada o nosso mérito e demonstra a nossa forma de jogar futsal.
A 2ª parte foi realmente desconcentrante pelos factos já evidenciados, no que diz respeito ao André Félix e ás faltas que sofreu, que apesar de poderem não ter sido intencionalmente feitas o deixaram um pouco traumatizado e fisicamente maltratado.
A equipa de arbitragem, apesar de se tratarem de miúdos deveria ter agido de outra forma, pois o André só por muita sorte não se aleijou gravemente.
Para o André um bem haja por todo o que tem feito pela sua equipa.

Quanto á saida do Pedro Fernandes, realmente o único responsável pela sua saida foi realmente o pai que o tirou após a derrota que sofremos com o Académico Ciências, por não ter gostado das opções técnicas e não o Clube que até já tentou fazer com que ele regressasse e o mesmo não quis aceitar.

Também não concordo com o facto de pessoas que até já não pertencem ao clube continuarem nas bancadas a fazer criticas á equipa técnica, de facto não é de bom tom.

João aqui fica o meu total apoio como mãe de um jogador e lá estaremos no próximo fim de semana para mais um jogo resulte ele em vitória ou derrota