segunda-feira, 13 de abril de 2009

Agenda para o fim semana de 18/19 Abril

O próximo fim de semana será super preenchido em termos de actividades.
Contamos com o apoio importantíssimo de todos os nossos amigos.

Sábado, 18

9.00 Horas - Escolinhas - Leões Porto Salvo / Bons Dias (Jogo Treino)
(Pavilhão Leões de Porto Salvo)

10.30 Horas - Manjoeira / LPS-Ismailitas
(Pavilhão Feliciano Bastos - Loures)

11.00 Horas - Escolas - Leões Porto Salvo / Bons Dias (Jogo Treino)
(Pavilhão Leões Porto Salvo)

17.00 Horas - Infantis - Académico Ciências / Leões Porto Salvo
(Poderá ser o jogo do Titulo)

(Pavilhão Escola Secundária Lumiar - Perto do Hospital Polido Valente)


Domingo, 19

9.40 Horas - Escolinhas - Vitória Setúbal / Leões Porto Salvo (Torneio)

10.20 Horas - Escolinhas - GDMUP Venda Azeitão / Leões Porto Salvo (Torneio)
(Jogos no Pavilhão de Vendas de Azeitão)

10.00 Horas - Associação Arroja / Leões Porto Salvo
(Pavilhão Escola Secundária Caneças)

16.50 Horas - Vitória Setúbal / Leões Porto Salvo (Torneio)

17.40 Horas - GDMUP Vendas de Azeitão / Leões Porto Salvo (Torneio
(Jogos no Pavilhão de Vendas de Azeitão)

Vamos todos apoiar os nossos jovens....

18 comentários:

Anónimo disse...

2009-04-15

Autor: Fonte: Diário Económico
Página : 16;

Prazo para entrega de declarações pela internet termina amanhã

O prazo para a entrega de IRS para os trabalhadores dependentes ou pensionistas através da Internet termina amanhã, findo o qual as declarações poderão ser aceites mediante o pagamento de uma multa. Hoje, o horário de apoio à entrega de IRS por Internet será alargado até às 22 horas. Este ano já foram apresentadas mais de 1,88 milhões de declarações, das quais 1,86 milhões foram de trabalhadores dependentes ou pensionistas (primeira fase).

Anónimo disse...

Filosofia do Aluno;

(atenção é brincadeira, não levem isto á letra... :)

"Filosofia do Aluno (segundo eles mesmos): O aluno não copia : compara resultados O aluno não fala : troca opiniões O aluno não dorme : se concentra O aluno não se distrai : examina as moscas O aluno não falta na escola : é solicitado em outros lugares O aluno não diz besteiras : desabafa O aluno não masca chiclete : fortalece a mandíbula O aluno não lê revistas na sala : se informa O aluno não destrói o colégio : decora a escola segundo seu gosto."

Anónimo disse...

2009-04-15

Autor: Elisabete Miranda
Fonte: Jornal de Negócios
Página : 17;1;

Ferve acusa DGCI de multar recibos verdes que já foram perdoados
Ministério das Finanças diz que só foi multado quem não aproveitou a amnistia ou não entregou todos os anexos que eram necessários

ELISABETE MIRANDA

A polémica entre os movimentos de defesa dos trabalhadores independentes e a administração fiscal voltou ontem a reacender-se. O Ferve Fartos/as d Estes Recibos Verdes -, acusou a Direcção Geral dos Impostos (DGCI) de estar a aplicar novas multas aos recibos verdes que já foram perdoados pelo Ministério das Finanças. Mas fonte oficial do gabinete de Fernando Texeira dos Santos garante que não é assim.
O movimento assegura que estão em causa os mesmos factos que deram origem à primeira notificação, em Dezembro, a 200 mil trabalhadores independentes a falta de entrega da declaração anual de IVA - e os mesmos anos. O valor da multa é que subiu agora: é de 154,50 euros por cada um dos exercícios em falta. As novas cartas seguiram nos últimos dias e, segundo adiantou Cristina Andrade, porta-voz do movimento ao Negócios, entre os multados estão tanto aqueles trabalhadores que não aproveitaram ou cumpriram de forma deficiente as condições para serem amnistiados, como independentes que seguiram todos os passos previstos. Segundo a activista, a maioria das multas que nos comunicaram até agora respeitam a quem já tinha entregue as declarações [exigidas pelas Finanças para conceder o perdão].
Contudo, fonte oficial do Ministério das Finanças, diz que não é bem assim, garantindo que quem voltou agora a ser notificado ou entregou as declarações fora de prazo, ou, então, não entregou outros documentos que eram necessários. Segundo o gabinete de Teixeira dos Santos todos os que entregaram o anexo L até 31 de Janeiro viram a sua situação ficar regularizada e foram-lhes retiradas as coimas, nos termos do despacho do Secretário de Estado dos Assuntos Fiscais. Obviamente, se houver quem só tenha entregue após esse prazo não é abarcado pelos seus efeitos . O Governo acrescenta ainda que no entanto, se havia outros anexos em falta, os contribuintes que não os entregaram não são abarcados pelos efeitos do despacho do Secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, que se referia unicamente ao anexo L .
Esta história teve inicio em Dezembro, quando a DGCI veio exigir o pagamento de multas de 125 euros por ano aos trabalhadores independentes que não tinham cumprido a obrigação de entrega de um anexo de informação contabilística e fiscal ao IVA. Na altura, o Governo aceitou que o desconhecimento da lei justificaria um perdão fiscal. Para tal, bastaria apenas que os recibos verdes entregassem a declaração anual de IVA em falta até 31 de Janeiro.

Anónimo disse...

Humor : Rir é o melhor Remedio

Anedotas nas Aulas (Força para O TEMPO QUE FALTA . =)

Filho para o pai... - Não quero ir à escola hoje pai e tenho três razões: 1.- Os meninos não brincam comigo. 2.- Estou cansado da escolinha. 3.- As professoras me gozam. Pai para o filho: - Três razões porque deves ir: 1.- Já faltaste cinco dias este ano. 2.- Tens 43 anos de idade. 3.- És o director da escolinha.

- Alguém me sabe dizer donde vem a luz eléctrica? Pergunta o professor? Responde o João, muito rápido: - Da Selva! - Da Selva? - Pergunta o professor. - Pois, ainda esta manhã o meu pai disse, quando estava a tomar banho: "Estes macacos cortaram outra vez a luz..."

- Pai, hoje fui expulso da escola. - O quê??? O que é que fizeste? - Meti dinamite debaixo da cadeira da professora. - Maldito! Vais já à escola pedir desculpas à tua professora! - Qual escola?!?

O menino Zézinho chega esbaforido e todo sujo, além de atrasado, à aula. A Professora toda empertigada, interpela o Zézinho: - ENTÃO ISTO É QUE SÃO HORAS DE CHEGAR? E ainda por cima todo sujo? Isto não tem explicação. - Tem sim, xôpessora: tive de levar a vaca lá de casa, pró touro cobrir. - Mas o seu pai não pode fazer isso? - Poder, pode..., mas acho que a vaca prefere o touro.

Uma professora pediu que os alunos fizessem uma composição onde utilizassem pelo menos uma vez a expressão "Suponho que ...". Uma das composições: Ontem à noite, depois do jantar, os meus pais deixaram-me com a empregada, e foram ao cinema. Suponho que tenham ido ver um bom filme - Muito bem, diz a professora. Agora vamos ver a composição do Quinzinho. Na semana passada quando fui ver o meu avô, vi-o subir o monte com a TIME debaixo do braço. Ora, como o meu avô não sabe inglês, suponho que tenha ido cagar!

Redacção de um menino da 2ª classe, acerca da água. - A água é um líquido branco e molhado, que se torna preto quando a gente se lava nele.

O rapaz está a ir para a escola. No caminho, encontra uma colega de turma, que não conseguia parar de rir: - Interessantes essas meias que estás a usar, Ricardinho... uma amarela e outra azul... - É verdade. Tem graça é que lá em casa tenho outro par igual!

Havia um garoto que era um tagarela, quando começava a falar, nunca mais se calava. O professor chateou-se com a história e mandou um bilhete para os pais assinarem: Este menino fala muito Ao outro dia o miúdo entrega outro bilhete ao professor: Sai à mãe!

- Está bem, eu tomo nota... O Luizinho não pode vir às aulas hoje porque está com gripe... Já agora, quem é que está ao telefone? - É o meu paizinho Sra. Professora!

Na escola: - Que sabes tu dos químicos do Século XVII, meu menino? - Bem ... Sei ... Sei ... Que estão todos mortos ?!?

CCB disse...

Bom dia a todos,

Confirmei na passada quarta feira que as escolas dos Leões de Porto Salvo deixaram de poder contar com o seu guarda redes Pedro.

Independentemente das razões que o terão levado a "deixar" o nosso clube, não consigo entender como se pode, a 3 jornadas do fim, "largar" uma equipa, equipa essa constituida por jogadores/amigos que tudo fizeram para dar o seu melhor durante toda a epoca e que apenas perdeu 2 jogos.

Quanto muito, na minha prespectiva, deixava chegar o final da época (faltam apenas 3 jogos) e depois tomaria as decisões que melhor lhe conviesse.

O Pedro sempre nos habituou a excelentes jogos, com uma capacidade enorme para responder a todas as situações. Certamente, como já referi, terá as suas razões mas quando se joga em equipa não se pode apenas pensar em si proprio; deve-se também pensar no colectivo. E neste momento os seus colegas devem sentir-se bastante tristes com a situação.

Sinceramente não consigo explicar ao meu filho porque é que um colega que ele sempre admirou e rotulou como sendo um excelente jogador, de repente, sai e deixa de se poder contar com ele.

Desejo as mais sinceras felicidades ao Pedro no seu futuro, como jogador e pessoa e espero que ele continue a acompanhar os Leões no seu percurso pois ele fez parte integrante do mesmo.

João Gonçalves disse...

Pois...de facto parece que o Pedro Fernandes deixou mesmo de fazer parte dos Leões de Porto Salvo.
O que me parece a mim é que esta decisão em nada têm a ver com o que Pedro tanto quer e tanto desejava. Seguramente que o Pedro queria continuar a jogar junto dos amigos que tanto gosta e que eles tanto gostam dele.
Mas seguramente que não vou mudar a minha mentalidade e filosofia de trabalho por esta situação ter acontecido. Lamento profundamente e desejo ao Pedro as maiores felicidades mas mais uma vez digo que as portas continuam abertas para quando o Pedro desejar regressar.
A todos os outros jogadores, digo que não nos podemos esquecer que esta equipa têm outro Guarda Redes e que se chama Bruno Tavares e que independentemente de ser um miudo que têm um feitio e comportamento especial, que devemos todos de ajudar e a mentaliza-lo que ele pode ser melhor de certeza!
Tenho a certeza que o Bruno ainda nos vai ajudar bastante assim como todos os outros jogadores.
Aliás, ao contrário do pensamente de alguns, nós somos uma EQUIPA...

E domingo lá estaremos para mais uma etapa de evolução destes miudos...independentemente do resultado final...

Abraço

João Gonçalves

CCB disse...

olá a todos,

De facto João tens toda a razão, temos outro guarda redes o Bruno Tavares que tem de ser apoiado e estimulado por todos nós.

Temos que estar conscientes que cada um tem o seu espaço e a sua importância numa equipa; um só jogador, por muito bom que seja, não consegue fazer tudo sozinho.

Assim sendo, e pela parte que me toca, lá estarei no Domingo a apoiar os Leões de Porto Salvo na expectativa de ver um bom jogo mas principalmente à espera de ver a evolução na formação destes miudos, independentemente do resultado final.

Anónimo disse...

2009-04-17

Autor: José Santos Teixeira
Fonte: Diário Económico - Finanças Pessoais
Página : XI;

Antecipar o fim da crise

JOSÉ SANTOS TEIXEIRA, Presidente da Optimize

A crise acabou? Ainda não. Mas os mercados antecipam em seis meses o seu fim.

Iniciado um novo trimestre, parece-nos oportuno voltar a perspectivar o comportamento dos mercados. Permitimo-nos lembrar o mês de Abril de 2003, no qual se assistiu ao inicio de uma retoma depois da crise da Internet que começara três anos antes. Embora de natureza e de dimensão diferentes, em ambas se verificou a mesma descida aos abismos de alguns títulos: sector das telecomunicações, medias e internet em 2003, sector financeiro e automóvel actualmente. Tal como está a acontecer em 2009, foram os títulos mais massacrados que primeiro corrigiram as cotações aberrantes a que desceram. E assim já se verificaram subidas superiores a 50% em muitos títulos do sector bancário internacional. Além da retoma das cotações dos valores mais defensivos com rendimentos mais elevados. Aparentemente não há ainda razões para tal regresso à tomada de risco pois as notícias macroeconómicas continuam a ser negativas:
- O crescimento económico tornou-se negativo com forte impacto sobre o nível de desemprego. Nomeadamente em Portugal.
- O cenário deflacionista e do desemprego reflectiu-se nos volumes de vendas de muitas empresas.
- Os salários nominais têm tendência para baixar.
- Finalmente a baixa das taxas de juro ainda não conseguiu trazer para o mercado os investidores potenciais do imobiliário.
Deveremos assim assistir nos próximos meses à publicação de dados macroeconómicos relativamente sombrios que afectarão o comportamento dos mercados accionistas. A menos que os intervenientes nestes mercados se lembrem da dicotomia entre:
- As estatísticas que constatam dados económicos do passado.
- Os mercados financeiros que procuram antecipar a evolução futura da realidade (vendas e resultados) das empresas.
Desde a realização do (i-20, alguma crença e confiança nos resultados positivos do conjunto de acções decididas parece impor- se. E assim:
- Com a compra de 300 mil milhões de dólares de títulos do Tesouro americano, a FED demonstrou a sua prioridade de lutar contra a deflação.
- O anúncio do Plano Geithner de favorecer a transferência de activos tóxicos detidos pelos Bancos foi bem recebido pelos investidores.
- A liquidez depositada nos Bancos Centrais começou a baixar, o que prova que o mercado interbancário voltou a funcionar.
- As emissões de obrigações de empresas encontram hoje uma procura superior à oferta e constituem uma boa oportunidade de investimento.
- Finalmente os mercados de acções também iniciaram em 9 de Março um rally que permitiu anular algumas perdas do inicio do ano. Então a crise acabou? Ainda não. Mas como é habitual os mercados antecipam de seis a nove meses o seu fim.

Anónimo disse...

2009-04-17

Autor: Fonte: Diário Económico
Página : 3;

Editorial - Acesso a contas não deve ser mais facilitado

Económico

O Fisco vai passar a ter acesso ainda mais facilitado às contas bancárias dos contribuintes.

Nos tempos que correm, é uma medida popular, forçada pelo populismo do Bloco de Esquerda e aprovada pelas dificuldades políticas do PS e de José Sócrates. Mas é uma má medida, que revela a ineficácia da justiça e comporta riscos de perseguição política e moral.

Em primeiro lugar, é preciso enfatizar que o Fisco já tem acesso a contas bancárias, seja quando solicita autorização a um tribunal seja quando o director-geral de Impostos entende ser necessário, mas tem obviamente de o fundamentar. Agora, é dado um passo quase sem retorno, ao facilitar ainda mais estes mecanismos.

O motivo é bondoso: apurar se há ou não enriquecimento ilícito, mas quais serão os motivos "fundamentados" para o fisco decidir fazer tal acção de forma mais expedita? Não se sabe.

O Estado tem de reforçar os mecanismos de controlo da corrupção e do combate ao crime económico e branqueamento de capitais, mas deve fazê-lo no quadro judicial. Seguir outro caminho, ainda mais longe do que o que já existe, é reconhecer a incompetência do sistema judicial.

Como o Económico revela na edição de hoje, apenas 5% dos contribuintes recusaram em 2008 o pedido de levantamento do sigilo bancário e, por isso, o Fisco recorreu aos tribunais. Dito isto, também se prova que o actual sistema é bem ponderado do ponto de vista dos pesos e contra-pesos entre Estado e cidadãos. Ainda não se conhecem pormenores sobre o projecto de diploma que vai agora para discussão parlamentar, mas os sinais que estão a ser dados vão no sentido errado.

Anónimo disse...

2009-04-17

Autor: Daniel Amaral
Fonte: Diário Económico
Página : 3;

O regresso dos fantasmas
Daniel Amaral

A situação herdada em 2005 era medonha: 6,1% de défice, mais do dobro do limite permitido. E, para grandes males, grandes remédios: o Governo propunha-se equilibrar as contas até ao exercício de 2010.

Armas a utilizar: crescimento económico, moderação salarial, recuperação de atrasados - e, no limite, se necessário, cortes no investimento público. O plano arrancou muito bem, e no final de 2007 o défice já estava em 2,6%.

Mas sobreveio uma crise do tamanho do mundo. A maior de que há memória nos últimos oitenta anos. E os objectivos, por muito meritórios que fossem, tiveram de ser alterados. A prioridade já não era o futuro, mas o presente; não era o défice, mas as pessoas: os pobres, os endividados, os desempregados, os sem ninguém. E o país, sem que déssemos por isso, ficou cercado. Amarrado. Hoje todos exigem tudo e ninguém parece ao corrente do que se está a passar.

A este cerco o Governo tem respondido com medidas avulsas, aparentemente sem critério, numa ânsia incontida de salvar tudo o que mexe. É uma atitude humanamente defensável, mas também economicamente suicida, porque deixámos de ser racionais. Não se pode salvar tudo. Não teríamos sequer dinheiro para o fazer. Mas foi a pensar nos "estímulos" que adormecemos à sombra do orçamento - até que Bruxelas nos desperte. Não vai demorar muito...

O futuro próximo é hoje fácil de desenhar: recessão económica, baixa inflação, desemprego de dois dígitos, défice incomportável, endividamento explosivo. E é com este enquadramento que vamos ter de viver a partir de Outubro. Arrisco um número: no final de 2009, o défice será pelo menos igual ao que herdámos de 2005 - mas com uma dívida maior. Única certeza: vamos pagar isso com língua de palmo. Se necessário à força.

Era aqui que pretendia chegar: os fantasmas estão de volta. O fantasma do défice, o fantasma da dívida, o fantasma da austeridade necessária para os combater. Com uma diferença: estes fantasmas refinaram a maldição. O que se passa é de tal modo grave, de tal modo dramático, que bem justificaria um debate político no Parlamento. De olhos nos olhos. E com sentido de Estado. Mas quem se preocupa com ninharias quando vêm aí três eleições?

Anónimo disse...

2009-04-17

Autor: Carlos Dias da Silva
Fonte: OJE
Página : 12;

Onde anda o meu cartão?

CARLOS DIAS DA SILVA

HÁ COISAS que realmente às vezes... Nunca tive problemas em elogiar seja quem for, inimigos até.
Mas também não sinto hoje dificuldades em criticar seja o que for ou quem for, desde que perceba que a minha crítica terá a vantagem de servir de aviso aos outros, nomeadamente a quem lê o que escrevo. É evidente que a vida faz-se de coisas... boas e más. Talvez por isso sinta que, às vezes, há pontos negativos a assinalar e outras o contrário.
Vou deixar-vos desta vez o aviso ao cartão Citybank. E porquê? Bom, porque resolvi aceitar a proposta que insistentemente fazem para aderirmos, prometendo isto e aquilo e até uma máquina de café. Pois bem, se regra geral já desconfiamos dos contratos, das letras pequenas, das entrelinhas, pergunto agora: não será de ficar mais preocupado se, no dia em que resolvemos aderir, nos ligam, no dia seguinte apanham os documentos necessários, confidenciais, e nunca mais nos dizem nada...? Passou mais de um mês. Acho tudo muito estranho. Acima de tudo porque ninguém me consegue explicar nada e já tentei por duas vezes saber por onde andam os meus dados. É estranhíssimo.
Estou surpreendido.
E deixo o aviso.
Pergunto agora: será que vou receber o cartão? E com que impressão vou ficar dele depois? Vou confiar no futuro no cartão Citybank, que pensei ser um produto até com um certo status? Hummmm! Apetece-me muito perguntar se haverá crise para quem trabalha assim? Valerá a pena perguntar? Não me parece. Será tudo uma confusão minha? Se assim for, aqui estarei para o escrever, mas tenho muitas dúvidas.
Por enquanto deixo aqui a pergunta: onde anda o meu cartão? O que se terá passado? Mistério ou talvez não...

Anónimo disse...

2009-04-17

Autor: Rudolfo Rebêlo
Fonte: Diário de Notícias
Página : 39;

Sporting fica com o passivo mais baixo dos 'trÊs grandes'

RUDOLFO REBÊLO

Os leões entram a 8 de Maio, em AG agendada para o efeito, num jogo de contas, mas antes o actual elenco directivo vai tentar, na reunião magna de hoje, uma alteração estatutária de forma que a reestruturação financeira seja votada sem discussão, com recurso a referendo. Em cima da mesa está um empréstimo de 55 milhões de euros, na forma de emissão de obrigações - convertíveis em acções ao fim de cinco anos - com dois objectivos : reduzir o passivo dos actuais 240 milhões de euros para 140 milhões em 2014. O segundo objectivo visa colocar os proveitos correntes acima dos custos em 3,1 milhões de euros, sem recorrer a vendas de jogadores. "Com esta operação", sintetiza Filipe Nobre Guedes, vice para a área financeira, "o Sporting fica com o passivo mais pequeno entre os grandes".

A estratégia financeira é simples e já foi acertada com o BES e BCP. Os dois bancos tomam firme uma emissão obrigacionista no valor de 55 milhões de euros. Em contrapartida, os leões pagam os juros (3% ao ano) aos investidores durante cinco anos, com um custo menor do que com empréstimos.

Por sua vez, a banca pode vender as obrigações ao público em geral (o clube tem direito de preferência) mas no final do quinquénio as obrigações viram acções.

"O Sporting, fica, no entanto, com a maioria da SAD", ressalva Nobre Guedes. Tal como uma magia, é aqui, que entra a "redução e aumento de capital social" um passe financeiro a que os economistas apelidam muitas vezes de "operação harmónio".

Tal como um jogo de futebol, este passe financeiro tem dois tempos, com uma táctica engenhosa. No primeiro tempo, a redução do capital social do Sporting. Isto é necessário porque o valor nominal actual das acções (que compõe o capital social) é de 2 euros. Ora, como em Bolsa, as acções verdes e brancas valem agora 1,3 euros, para captar o interesse do investidor as obrigações terão de ser emitidas a 1 euro. A "cenoura" ou, como dizem os economistas , "o prémio inicial" , são os 30 cêntimos.

No segundo tempo, a gestão sportinguista coloca na SAD três empresas detidas a 100% pelo clube, como a Sporting Comércio e Serviços (que controla os direitos de TV) e a SPM (que detém os direitos de superfície), bem como a SGPS. Com esta operação - tal como se fosse reforços de dinheiro fresco - o capital social volta a subir, estando completo o ciclo da operação harmónio . "É esta operação que permite ao SCP deter 50,1% da SAD, no final da conversão", explica Nobre Guedes.

Pelo caminho e com a queda de custos financeiros, o clube consegue, em média anual, que os proveitos - sem as mais valias com vendas de jogadores (ver caixa) - sejam superiores aos custos em 3,1 milhões de euros. "Isto vai permitir ao Sporting ser mais competitivo e, ao mesmo tempo, cumprir com as obrigações financeiras."

Anónimo disse...

2009-04-17

Autor: Fonte: Jornal de Negócios
Página : 26;

Revisão das pensões decidida no final do ano

O ministro do Trabalho confirmou ontem que é necessário alterar as regras de actualização das pensões em 2010 devido à situação económica excepcional , mas disse que a decisão só será tomada em Outubro ou Novembro. Não está em causa o modelo. Trata-se de uma intervenção de natureza excepcional, para fazer face à situação que vivemos , disse Vieira da Silva à Lusa. Na base desta decisão estão as previsões do BdP que apontam para uma inflação negativa e para uma quebra do PIB, o que levaria à redução do valor das pensões em 2010.

SCM disse...

Bom dia a todos,

Gostaria de deixar o meu comentário á saida do atleta Pedro Fernandes, que na minha opinião foi uma saida motivada pela uma aitude não muito própria quando se tratam de crianças, não é assim que se ensinam os nossos filhos, há que saber lidar com vitórias mas também com derrotas, e afinal esta época foram só 2, mas enfim...
E acima de tudo há que respeitar as opções dos treinadores, embora as mesmas possam não nos agradar.

Deixo o meu apoio a toda a equipa e domingo lá estaremos para um bom jogo de futsal.

Força Miúdos

Anónimo disse...

Fonte : Publico

O Sporting rescindiu o contrato de patrocínio que mantinha com a Central de Cervejas, dona da Sagres, desde 2002. A ruptura com a marca aconteceu por causa da insatisfação do clube leonino com as verbas que lhe estavam a ser atribuídas. Os "leões" deverão, agora, assinar com a rival Super Bock, detida pela Unicer.

Fonte oficial da Central de Cervejas confirmou ao PÚBLICO que "o Sporting rescindiu o contrato ontem sem justa causa", estando o processo nas mãos dos advogados da empresa. De acordo com a cervejeira, o acordo só expiraria em Junho de 2011.

Já havia rumores acerca desta decisão desde que a dona da Sagres reforçou o contrato de patrocínio com o Benfica, no final do ano passado, ficando estabelecido que substituirá o BES nas camisolas dos "encarnados" já a partir da próxima época.

O Sporting reclamava tratamento igual, mas a empresa liderada por Alberto da Ponte não se mostrou disponível para aumentar a verba atribuída ao clube. Conflito que deu margem de manobra à concorrente Unicer para negociar a entrada no Sporting, devendo ser esta a substituir o banco. O PÚBLICO apurou que a decisão oficial deverá ser anunciada na próxima segunda-feira, numa conferência de imprensa do clube

Anónimo disse...

Informação

Fonte : Alexandra Machado amachado@negocios.pt

O que é isso da Televisão digital terrestre (TDT)?

É um meio de transmissão de televisão. Diferente da rede de televisão por cabo (utilizada pela TV Cabo e Cabovisão) ou da rede de cobre (que é a que permite a oferta do Meo, do Clix) ou ainda da fibra óptica. São redes distintas. A TDT vai substituir a rede de transmissão analógica.

O meu televisor serve para receber televisão digital terrestre?

Há que verificar se o televisor é compatível com a norma Mpeg4 H.264. Pode ser consultado no manual da televisão ou contactando o distribuidor ou fabricante. A PT vai também disponibilizando informação no site tdt.telecom.pt. O facto de ser uma televisão LCD ou plasma, recente, não significa que está adaptada à TDT portuguesa.

Se a televisão já for adequada para as emissões digitais, há que fazer alguma coisa adicionalmente?

Sim. Quando a sua zona tiver cobertura de televisão digital (vai sendo indicado pela PT), há que fazer uma busca na televisão do canal em digital, numa outra frequência. Pode, também, ter de reorientar a antena exterior.

TDT é igual a alta definição?

Não. A televisão digital terrestre é uma forma de transmissão do sinal televisivo, com melhor qualidade e som. No entanto, só haverá um canal em alta definição.

Quem tem TV Cabo, Meo, Clix, Ar Telecom ou Cabovisão tem de mudar?

Não. Estes serviços são ofertas de pacotes de televisão, que como se tem de pagar uma mensalidade se chamam de canais pagos. Nestes pacotes estão incluídos, já, a RTP, RTP2, SIC e TVI, pelo que os clientes destes serviços não têm de ter o televisor compatível com a norma, nem têm de comprar uma "set top box". Já recebem esses canais de forma digital, através de um outro tipo de rede (cabo ou iptv, ou fibra). No entanto, se tiverem uma segunda televisão onde apenas captam os quatro canais através do sinal de teledifusão, terão para essa segunda televisão de comprar a caixa descodificadora.

Que canais se pode ver na TDT?

Os canais são RTP, RTP2, SIC e TVI, RTP Açores e RTP Madeira e um canal em alta definição, alimentado pelas estações de televisão. Está reservado espaço para um quinto canal, que não se sabe se será lançado, uma vez que o concurso que servia para atribuir uma licença foi abortado.

Terá de se pagar uma subscrição na TDT?

Não. O que tem de se pagar é, caso seja necessário, a caixa descodificadora. Para receber os canais gratuitos não se paga. Continua, no entanto, a estar incluída na factura da electricidade a taxa para o audiovisual, que é para financiar o serviço público da RTP.

Como se recebe a televisão digital?

Como no sinal analógico, a televisão digital é recebida por uma ficha própria. É a ficha de televisão (não é a do telefone), que tem ligação à antena. Se continuar a ter essas fichas, não precisa de fazer outra instalação.

A TDT permite ter outros serviços ou funcionalidades?

A TDT não permite outros serviços como chamadas de voz ou Internet. É unicamente um meio de transmissão de canais de televisão. Já em relação às funcionalidades, a TDT vai permitir aos utilizadores terem algumas melhorias no serviço de televisão, permitindo-lhes ter um guia de programação electrónica. E consoante a caixa descodificadora, poderão ter funcionalidades como a gravação, paragem da emissão, voltar para trás num programa, etc. Mas isso dependerá da caixa descodificadora.

Anónimo disse...

Informação:

Alexandra Machado
amachado@negocios.pt


A questão é muitas vezes feita. Porque têm Portugal e os outros países de mudar a sua tecnologia de transmissão dos canais de televisão não pagos? A razão vem de fora. A Comissão Europeia estabeleceu que os estados membros têm de migrar os seus sistemas analógicos para digitais até 2012. Isto porque o sistema de transmissão digital permite uma gestão mais eficiente do espectro radioeléctrico (frequências usadas para as transmissões sem fios e que têm um conjunto alargado de utilizações, sendo uma delas a transmissão do sinal de teledifusão).

Estabelecida a data para essa migração, que não está apenas a acontecer na Europa, os países tiveram de lançar concursos para escolher o operador(es) que desenvolvessem a rede de transmissão.

Em Portugal, o concurso foi lançado no ano passado e para esta rede só concorreu a Portugal Telecom, que acabou por sair vencedora. Em Portugal, optou-se por lançar, em simultâneo, um outro concurso para a construção de uma rede de transmissão televisiva para canais pagos, ou seja, para pacotes de canais por subscrição, como os que existem hoje na TV Cabo, Meo, Cabovisão, Clix, Ar Telecom. A este segundo concurso candidataram-se a PT e a Airplus, que saiu derrotada. Ainda tentou impugnar o concurso em tribunal, mas depois de ter perdido a providência cautelar desistiu das acções. Ou seja, a PT terá agora de garantir não só uma rede que transmita os canais gratuitos para os utilizadores (RTP, RTP2, SIC e TVI, RTP Açores e RTP madeira), como para pacotes de canais pagos, que, segundo diz a operadora, será uma oferta complementar à actualmente existente do Meo.

Mas as imposições de Bruxelas dizem respeito apenas à plataforma de transmissão dos canais pagos, que é essa que será lançada a 29 de Abril, mas que será alargada de forma progressiva a todo o país.

Sendo a imposição de Bruxelas terminar com as emissões analógicas até final de 2012, o Governo português já definiu o designado "switch off" (desligamento) do sinal analógico a 26 de Abril de 2012. Até essa data, a PT tem de ter 98% de Portugal coberto, para que todas as pessoas possam receber os canais que são de distribuição gratuita.

Há países, no entanto, que resolveram antecipar esse desligamento. É o caso da vizinha Espanha, que marcou a data do "switch off" para 3 de Abril de 2010, o que significa que as populações fronteiriças que captam o sinal de televisão espanhol podem ficar sem esses canais a partir desse data

Anónimo disse...

Informação :

Alexandra Machado


O arranque da transmissão em sinal digital dos canais gratuitos de televisão (RTP, SIC; TVI, RTP2, RTP Açores e RTP madeira) obriga a que os portugueses verifiquem se têm um televisor adequado. Caso contrário, terão de adquirir uma caixa descodificadora (muitas vezes designada de box, devido à terminologia anglo-saxónica set-top-box).

Para receber as emissões digitais, há que verificar se o televisor é compatível com a norma Mpeg 4 H.264, podendo esta norma ser verificada no manual que acompanha a televisão ou telefonando para o representante da marca. A PT vai, também, disponibilizar no "site" na Internet lançado sobre TDT (Televisão digital terrestre) alguns equipamentos compatíveis (tdt.telecom.pt).

A PT está ainda a lançar um símbolo de conformidade, que os fabricantes de televisão podem solicitar. A PT fará os testes de compatibilidade e atribuirão o selo identificativo.

Há que ter em atenção que há televisões que dispõem do selo de TDT ou DTT (na terminologia anglo-saxónica), mas que podem não ser compatíveis com a norma adoptada em Portugal - Mpeg 4. Há países que optaram por lançar a TDT em Mpeg2, que é uma norma de compressão.

Caso a televisão não consiga receber este sinal, o utilizador terá de comprar a tal caixa descodificadora. Os preços não estão definidos. As actuais caixas descodificadoras, disponíveis em outros mercados, custam entre 100 e 150 euros, o que é um valor elevado para a generalidade dos portugueses. A PT já disse que haverá subsidiação de equipamentos. Mas não são conhecidos os valores. No entanto, com a massificação desta norma e com o lançamento de mais caixas pelos fabricantes espera-se que os valores caiam ao longo dos próximos tempos.

Este pode ser um problema na adopção da tecnologia digital. E o sucesso de desligamento do sinal analógico para o digital depende do grau de adopção, sob pena de se ter de dar mais incentivos para que os portugueses mudem ou de haver franjas grandes de utilizadores que ficarão sem sinal a partir de 2012. Os governos, em alguns países europeus, têm optado pela primeira versão, promovendo incentivos para a migração.