domingo, 3 de maio de 2009

Escolas - Académico Ciências / Leões Porto Salvo

Em primeiro lugar quero dizer que tive o prazer de fazer parte do melhor jogo de Escolas que alguma vez já presenciei!
Tiveram em campo as duas melhores equipas de Escolas deste campeonato, na minha opinião.
Foi um jogo fantástico em que ambas as equipas jogaram para vencer o jogo mas sempre utilizando os melhores princípios que um jogo de futsal nestes escalões deve de ter.
Neste jogo conseguimos utlilizar uma linha de pressão mais alta devido ao facto do ACC partir na sua organização ofensiva desde a sua área ao contrario da maioria das equipas que faz um jogo directo e muitas vezes de pontapé para a frente!
Entramos bem no jogo e a construir muita oportunidades de golo mas sem as conseguirmos concretizar, pelo contrário o ACC em cada vez que conseguia descer a nossa baliza acabava quase sempre por concretizar em golo as suas ocasiões!
Estivemos a perder por 3-0 desde o minuto 14 da 1ª parte e a partir dessa altura do jogo e conseguindo a continuação de um grande jogo que estávamos a realizar fomos finalmente eficazes na finalização e chegamos ao intervalo a perder pela margem mínima.
Os primeiros 5 minutos da 2ª parte foi verdadeiramente o nosso pior período do jogo consentido mais 2 golos ao adversário mas sempre a praticar ambas as equipas futsal de qualidade.
No meio da 2ª parte para a frente voltamos a conseguir estar fortes na finalização e então fizemos uma recuperação notável e chegamos ao empate a 5 golos.
Na minha opinião nenhuma destas equipas merecia perder porque ambas praticam futsal de altíssimo nível e por isso acho o empate um resultado justíssimo.
Quero destacar a grande exibição dos Guarda-redes neste jogo. Diria que melhor era difícil e uma palavra muito especial para o nosso Bruno Tavares porque realizou uma notavél exibiçaõ.
Os restantes jogadores realizaram também um excelente jogo e mais uma vez se conseguir ver a força desta equipa e destes miúdos para as adversidades que o jogo nos trouxe em ambos os períodos mas conseguiram ser gigantes e realizar um fantástico jogo.
Ser 5º ou 8º classificado é exactamente igual porque o mais importante é mesmo a evolução gigantesca da nossa equipa de Escolas que é composta por cerca de 50 miúdos. Esse é que é o trabalho que deve de ser valorizado e não o dos resultados desportivos.
Uma palavra final para uma situação que me marcou profundamente no final do jogo e que tenho de deixar aqui registado porque infelizmente não existem muitos casos destes nestes escalões e estou a referir ao seguinte: No final do jogo recolhemos aos balneários e esperamos que todos os miúdos estivessem prontos para sairmos e acabamos por demorar cerca de 20 minutos dentro do balneário. Foi então que nos dirigimos para o exterior e é quando somos surpreendidos por uma manifestação de humildade, reconhecimento, amizade por parte de muitos pais/adeptos do nosso adversário ao fazerem uma grande festa e afirmando " São as duas equipas CAMPEÃS" E inclusive lançaram muitas serpentinas para cima dos nossos miúdos... O Meu MUITO OBRIGADO a todas estas pessoas por saberem estar no futsal e nomeadamente o tratamento que estes miúdos devem de ter por todas as pessoas! OBRIGADO...

Ficha Técnica

Local: Pavilhão Escola Secundária Lumiar

Cinco inicial dos LPS: Bruno Tavares, Bernardo Pereira, André Félix, Francisco Ferreira e Bruno Belo

Jogaram ainda: Gerson Rebelo, Miguel Eugénio, Tomás Martins e Tomas Reis

Equipa Técnica: João Gonçalves e Paulo Costa

Marcadores golos LPS: Gerson Rebelo, Bruno Belo, Tomás Reis (2) e 1 autogolo

Resultado Final: Académico Ciências / Leões Porto Salvo 5-5

Parabéns pelo FANTÁSTICO jogo

2 comentários:

CCB disse...

Bom dia

Não vi o jogo de Sábado mas pelo que me é dado a ler, estivemos muito bem e foi um jogo fantástico. É realmente de louvar a postura dos pais e jogadores da equipa adversária que sabem distinguir as coisas. Deve ter sido muito gratificante para os nossos miudos sentir esse apoio.

Relativamente à classificação final (5º/8º lugar) quero dar os meus parabéns a esta equipa de jogadores, aos presentes e ausentes dos escolas dos Leões de Porto Salvo (não posso deixar de referir o Pedro Fernandes uma vez que ele contribuiu imenso para este resultado na classificação geral com as suas exibições e desejo-lhe muito sucesso no futuro).

Estes jogadores foram demonstrando ao longo desta época uma evolução enorme e uma grande maturidade no jogo praticado. Nesta fase final souberam estar preparados para lidar com as contrariedades que, como todos sabemos, fazem parte da vida e também do desporto.

À equipa técnica que acompanhou os escolas ao longo desta época (e aqui incluo o João Pedro e o Tomás) uma palavra de obrigado pelo que têm feito pelos nossos filhos quer como jogadores quer como pessoas; para mim, como mãe, é muito importante saber que o meu filho está bem entregue e acompanhado por pessoas que sabem que a formação como seres humanos tem tanta importância como a formação como jogador.

A partir de agora, cá ficamos nós à espera dos torneios que nos “estragam” o fim-de-semana mas de que os jogadores tanto gostam, uma vez que não se sentem pressionados dado não se tratarem de jogos oficiais.


Cristina Bettencourt

SCM disse...

Bom dia,

Quanto ao jogo de sábado, queria dar os meus parabéns a toda a equipa pelo excelente jogo realizado e pelo excelente resultado conseguido após estarmos a perder com alguma diferença de golos.

Uma palavra especial para o Bruno Tavares( guarda redes)pela excelente exibição conseguida e dizer-lhe que com esforço e muito trabalho se podem ter óptimos resultados e isso se viu no jogo de domingo.

A toda a equipa técnica um muito obrigada por todos os esforços que desenvolveram ao longo da época para com os nossos filhos, bem como na formação e também no seu desenvolvimento como jogadores.

Obrigada também a todos os pais que sempre acompanharam esta equipa, independentemente de os seus filhos serem convocados para os jogos oficiais do campeonato.

E cá estaremos á espera dos famosos torneios que como muito bem foi dito pela Cristina nos "estragam" os fins de semana, estou a brincar porque até eu gosto de participar como mãe, pelo convivio dos nossos filhos com outras crianças.