quarta-feira, 11 de março de 2009

Leões de Porto Salvo na Radio Clube de Sintra

A convite da Radio Clube de Sintra deslocaram-se a esta estação para uma entrevista de cerca de 1 hora o nosso presidente, Jorge Delgado assim como o treinador da equipa Sénior Masculina, Rodrigo Pais de Almeida e o respectivo capitão de equipa, Nuno Duarte!

È mais um motivo de orgulho saber que a nossa colectividade mesmo sendo de outro concelho é acompanhada a par e passo por outras entidades!

Agradecemos desde já a Radio Clube de Sintra pelo convite e concerteza que mais oportunidades irão surgir para mais conversas!

Se quiser acompanhar a entrevista completa click no link abaixo

http://podcasts.radioclubedesintra.pt/rcs/podcast/foradejogo/80-FJ-09marco2009.mp3

1 comentário:

Anónimo disse...

Amigo(a)s Futsalistas

Escutei atentamente o programa transmitido, onde de uma forma muito sucinta, pragmatica e perceptivel ao ouvinte.

Foram relatadas as valencias que uma Colectividade , com toda a sua história, tem no tecido social e urbano em que se circunscreve .

Desde a inserção social numa faixa que vai da população juvenil até á senior. E enquadrada com uma freguesia em franco desenvolvimento habitacional, empresarial no fundo estruturas proprias de um Concelho que se afirma cada vez mais no sec XXI.

E contribui assim para a melhoria de qualidade de vida dos seu municipes e no panorama desportivo nacional torna-se uma referência .

Esta visão se quisermos, aponta para a contribuição de uma Sociedade Civil mais Saudavel onde a Formação de Homens e Mulheres é digamos o motor que faz mover todas as pessoas envolvidas no projecto do CRLPS.

E falou-se de Futsal de uma forma abragente para alem dos objectivos do proprio Clube, que para alem desta pratica desportiva tem no seu ambito outras modalidades como sejam, Patinagem, Atletismo, Pesca Desportiva entre outras.

Mas como Adepto interessado pelo Futsal , e só nessa situação, como alguêm afirmou na entrevista , até para o mais ceptico quem assiste uma vez ao jogo de certeza que volta para ver outro.

Eu sempre gostei de Futebol e Hoquei em Patins principalmente por uma questão de Cultura Desportiva. A paixão, o espectaculo a incerteza no resultado as discussões após sobre os acontecimentos vividos etc .

E o Futsal antes Futebol de Cinco e de Salão. Dai a minha intervenção sobre este fenomeno desportivo e ver com alguma preocupação o estado em que se encontra .

A crise do Sub-prime tem que parar, a retoma vai acontecer e quando se arrumar todo o "lixo toxico" que herdamos sem ter culpa nenhuma , esta é a minha opinião pessoal, erros de gestão e ganancia não foram culpa do cidadão comum!!!

Há que agarrar e sair a toda á "pressa" com o que de bom se pode afirmar, no caso em concreto, o investimento no Futsal.

Por força disso em 2008, ainda não se falava em crise, existia sinais - mas sempre vivemos em crise !!!- enviei para o RCP o meu sentimento sobre esta modalidade num programa em que a tematica era ... o FUTSAL.

E por achar que em questões de cidadania devemos sempre manifestar a nossa opinião aproveito este espaço para mostrar o que penso .

Obrigado

Manel - Adepto de Futsal



-----Original Message-----
From: MANEL
Sent: quarta-feira, 7 de Maio de 2008 20:17
To: 'radioclube@rcp.clix.pt'
Cc:
Subject: Lugar Cativo A/c Sr Fernando Correia


Caro Sr. Fernando Correia ,

Foi com muita atenção que escutei ontem o seu Programa neste nosso e Vosso , Rádio Clube Português , sobre o tema FUTSAL .

Com a presença neste debate dos Treinadores e Jogadores/Capitães do Nosso Sporting Clube de Portugal e da Fundação .

Sobre as matérias abordadas ;

- Final Four
- Novo figurino da Final desta Taça
- O antes Futebol de Cinco agora denominado Futsal , qual o Futuro ?
- A criação de uma Liga Profissional
- O Espectaculo que esta modalidade proporciona ao espectador
- A relação afectiva e de companheirismo entre os atletas
- A questão dos orçamentos , patrocinios e ordenados
- E por ultimo - A sua Frase Sr Fernando Correia - " O gosto que tenho pelo FUTSAL "

E irei começar por aqui , pelo ultimo .

Eu ,... aprendi muito cedo a respeitar a Sua Pessoa , para alêm de Sportinguista como eu , e na sua profissão é revelador de Caracter e Frontalidade .
Mas acima de tudo pela forma cordada como aborda o fenomeno desportivo quer nos seus programas radiofonicos quer nas suas colunas na imprensa escrita , e claro a forma imparcial como relata os jogos .

Sempre defendi as minhas posições/argumentações - nos debates digamos assim - com os meus "adversários" de segunda-feira , benfiquistas , portistas e as vezes sportinguistas sobre os acontecimentos desportivos e do futebol em particular , utilizando por vezes como "muleta" informação sua , obtida nos canais de comunicação referidos .

Encontramo-nos a viver na chamada aldeia global , progresso , desenvolvimento , qualidade de vida ... no meu entendimento uma Sociedade cada vez mais "plastificada" onde a Imagem se sobrepõe ao Conteudo .

As nossas raizes !!! a identidade das terras e lugares tudo se encontra diluido !!! vive-se para alêm do que podemos alcançar , as desigualdades sociais etc etc .

Sou do tempo do Futebol começar ao Domingo de manhã e ir até ao fim do dia com os jogos dos Seniores . Dos espectaculos vividos intensamente e sempre lotados no Pavilhão de Alvalade , e da Luz nas modalidades de Hoquei em Patins , Andebol e Basquetebol respectivamente .

No antigo Estádio de Alvalade e Luz guardo memórias quer de jogos para o Campeonato Nacional e das Noites Europeias .

No nosso , o de Alvalade , ainda do Ciclismo e Atletismo . No denominado "tribunal" O Estadio das Antas , no peão a assistir a defesas do VAZ e outros ... No Bessa , Mario Duarte , Barreirense , Portimonense entre outros , em excursões organizadas pelo Sporting .

Sempre na Companhia do Meu Pai , porque era assim que tudo começava .

Rendeiro , Ramalhete , Chana , Livramento , Torcado Ferreira - Hoquei - Carlos Silva , Zé MANEL , Hernani - Andebol - Joaquim Agostinho , Mamede , Carlos Lopes , Carlos Lisboa , etc etc .

Não me estou a desviar do que me propunha abordar , nem esta introdução pretende ser um qualquer manifesto . Mas sim para poder expor o assunto em epigrafe - FUTSAL -

Ando a par de há três anos a esta parte desta modalidade ,... praticante de Futsal ... numa Colectividade ... na periferia de LIsboa .(cá está , as origens , a identidade de uma terra ).

Colectividades como conheciamos antigamente , local de encontro de velhos e novos onde se transmitiam os valores e conhecimentos só tem o nome - Colectividade -

Hoje encontram-se diluidas e esvaziadas de gentes quer no tecido urbano quer industrial onde estão inseridas , pois existem outras alternativas de entretenimento e lazer . Principalmente nos grandes Centros Urbanos .

Mas é aqui que o Futsal tem as suas raizes , e se bem aproveitadas , serão o garante do FUTURO desta modalidade . Pois é atravês do esforço e carolice de alguns que a juventude deste bairros tem a garantia de praticar Desporto depois da Escola .

Não são "Escolas de Formação de Futebol" , se quiser , onde se paga para Praticar o Desporto favorito .

- antigamente bastava quatro pedras a fazer de balizas os passeios a demarcar o campo e tinhamos uma partida de futebol em qualquer rua de qualquer bairro -

Mas são locais onde se diverte a jogar futebol e se aprende o Futebol , a paixão , o colectivo , o companheirismo e tambêm o ser Homem ou Mulher , há meninas a praticar esta modalidade .

Há emoção nestes jogos , temos pavilhões por vezes com mais assistência do que uma qualquer partida de uma qualquer liga profissional transmitida na RTP2 por exemplo , com pais , mães , encarregados de educação , familiares e amigos .
Jogos disputados atê ao apito final sempre intensos e de resultados imprevisiveis . F.C Lisboa , Caxienses , Damaia Ginasio , Quinta dos Lombos , Chelas , Marvila , Onze Unidos , Santana , Liberdade , Boavista , Moinhos da Juventude , Nucleo de Sintra , Leões de Porto Salvo e tantos mais ...

Golos como aquele do ALex do Sporting de calcanhar na Final da Taça , temos tambêm ou melhores .

Mas é aqui que começa o problema não há divulgação desta modalidade nas camadas jovens como sucede por exemplo no FUTEBOL de SETE ou ONZE ,logo não chegam patrocinios , e eu sei do que falo pois bati em algumas "portas" ... tradicional lanche para os atletas no final do jogo .

Coisas Basicas mas de Resultado Nulo , pois não iriam obter esses patrocionadores , contrapartidas/retorno no "investimento efectuado" , divulgação de uma marca o que fosse .

Como o Sr Fernando Correia demonstrou , é um admirador desta modalidade .

E ela para ser sustentada não pode ter visibilidade só a nivel dos Seniores , é nas bases que se deverá investir .

Como foi referido com a alteração do formato da final da Taça . Ou como uma entrevista dada a pouco tempo por um responsavel da SIC , Sr R Costa a um semanário onde pareceu-me que a sua opinião sobre a continuidade das transmissões televisivas estava comprometida , pois o impacto em termos de expectativas ficaram longe do esperado , - foi a leitura que fiz , é a minha -.

Logo parece-me que se não agarrar agora esta embalagem com o Europeu realizado em Portugal e as transmissões dos jogos pela TV , esta modalidade é capaz de retroceder , e com pena eu assistirei a isso .

Pois MASSA CRITICA , de qualidade e muito Valor existe , quer sejam tecnicos quer sejam jovens promissores jogadores ... mas só boa vontade não é o suficiente .

Mas programas como este que o Sr Fernando Correia apresenta podem sem duvida ser a alavanca necessária para chamar atenção deste facto , logicamente em que o tema do mesmo seja novamente o FUTSAL , ou seja , abordar a outra face desta modalidade que "não se vê" .

Porque não um regresso ao passado com vistas para o futuro , recordando aqueles momentos vividos de outrora , adeptos com paixão , casas cheias , equipes a dar espectáculo , e isto o FUTSAL dá ... e se dá ... tem FUTURO .

Em conclusão , tudo isto em resultado de estar a escutar o seu programa ontem no carro , enquanto assistia ao treino ... á mesma hora , efectuado num ringue de piso em cimento , ao ar livre , rodeado por grades , e e quase a lembrar aqueles jogos de rua ...

Para o Programa com o selo de qualidade "Sr Fernando Correia " não me oferece dizer nada mais do que aquilo que oiço dos seus ouvintes , do melhor . Para o RCP continuarei a sintonizar a Vossa , vá lá Nossa frequência ,

Agradeço atenção dispensada , bem haja

Cumprimentos ,