segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Horarios dos jogos do fim de semana de 7/8 Fevereiro

Sábado, 7 Fevereiro

10.00 Horas - Escolas Serie 3 - Futsal Oeiras / Leões Porto Salvo
(Pavilhão São Julião Barra junto ao tribunal Oeiras)

16.30 Horas - Escolas Serie 4 - LPS-Ismailitas / Santana
(Pavilhão Leões de Porto Salvo)

Domingo, 8 Fevereiro

11.30 Horas - Infantis 1ª Divisão - AMSAC / Leões Porto Salvo
Pavilhão Escola EB 2.3 General Humberto Delgado - Santo António Cavaleiros)

Vamos todos apoiar os nossos jovens futsalistas

1 comentário:

Anónimo disse...

Caro Sr. João

Permita-me neste seu Espaço , e periodícamente colocar conteúdos sobre esta modalidade .

Efemérides , Curiosidades e outros temas que a este desporto sejam mereçedores de atenção .

No caso um pouco de História sobre a evolução que a modalidade sofreu (após pesquisa efectuada) .

No restante ás Equipes dos LPS em competição no proximo fim de semana que sigam o seguinte lema ;

(não é da minha autoria mas enquadra-se neste contexto )

Lutar - Sempre

Vencer - Se Possivel

Desistir - Nunca

1 abraço

Manel - Adepto de Futsal


----------------------------------------------------------------------


Amigos Futsalistas , e Visitantes do Blogue .

A Federação Internacional de Futebol de Salão, ou FIFUSA, foi uma associação que gerenciava o Futebol de salão no mundo - até a sua extinção em 1989.

História


Década de 1970: criação
Com sede na cidade de São Paulo, Brasil, a FIFUSA foi fundada em 25 de julho de 1971. A entidade nasceu de uma iniciativa da Confederação Sul-americana de Futebol de Salão - criada dois anos antes - e da Confederação Brasileira de Desportes. Além do Brasil, participaram de sua fundação Argentina, Bolívia, Paraguai, Peru, Portugal e Uruguai.

Apesar de ter o brasileiro João Havelange como primeiro presidente do conselho executivo, a FIFUSA foi dirigida, desde sua criação até 1975, pelo seu secretário-geral Luiz Gonzaga de Oliveira Fernandes. Entre os primeiros dirigentes havia membros dos outros países fundadores, exceto de Portugal. Além de estar no comando da CBD, Havelange não dispunha de tempo para se dedicar à FIFUSA porque estava empenhado em conquistar a presidência da Federação Internacional de Futebol (FIFA) - ele foi eleito em junho de 1974. Naquela época, a FIFA não demonstrava ainda interesse pelo futebol de salão. Com a ida de João Havelange para a FIFA, Waldir Nogueira Cardoso assumiu a presidência da FIFUSA em 1975. Mas durante seu mandato não houve grande competições e expansão da modalidade.[1]


Década de 1980: auge e decadência
Em 1980, Januário D'Aléssio Neto, dirigente da Sociedade Esportiva Palmeiras tornou-se o novo presidente da FIFUSA. Sob o comando de D'Aléssio Neto, o esporte atingiu grande expansão no cenário internacional, com a constituição de competições importantes para a modalidade. A primeira delas foi o I Pan Americano de Futebol de Salão, disputado no México.

Em 1982, foi realizado no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo, o I Campeonato Mundial de Futebol de Salão. O sucesso da competição incomodou a FIFA, que a partir de então passou a lutar pela apropriação desse esporte. A entidade começou a criar muitas dificuldades para todas as competições patrocinadas pela FIFUSA e ameaçou por toda a década de 1980 criar um mundial para o futebol de cinco - uma versão do futebol de salão com alterações nas suas regras, praticado principalmente na Europa. A FIFA reservou-se ao direito de proibir a utilização da palavra futebol por outras entidades. A FIFUSA tentou resistir às investidas da FIFA e - às vésperas da disputa do seu II Campeonato Mundial de Futebol de Salão (Espanha, 1985)[2], a entidade resolveu designar um novo termo para a modalidade: fut-sal. Posteriormente, a própria FIFA se apropiaria dessa palavra.[3]

Frente as dificuldades da FIFUSA, a Confederação Brasileira de Futebol de Salão iniciou em setembro de 1988 negociações com João Havelange, então presidente da FIFA, e Joseph Blatter, o secretário-geral, para que a entidade assumisse internacionalmente a administração do esporte.[4] Um mês depois, a FIFUSA organizou na Austrália seu terceiro e último Campeonato Mundial de Futebol de Salão. Após o término da competição, a FIFA procurou a FIFUSA, em uma nova investida para incorporar o futebol de salão, mas o acordo foi rejeitado.[5]

Em janeiro de 1989, a FIFA resolveu promover o seu primeiro Campeonato Mundial de Futebol Cinco, realizado na Holanda, e que contou com a participação da Seleção Brasileira - representada pela equipe do Bradesco. O Mundial foi vencido pelo Brasil. Após o seu término, a Confederação Brasileira de Futebol de Salão se desvinculou da FIFUSA e passou a integrar a FIFA - um caminho seguido por muitas outras entidades nacionais.[6] Ainda naquele ano, a FIFA criou sua Comissão de Futsal, especialmente para supervisionar o futebol de salão.


Década de 1990: Extinção
A investida definitiva da FIFA no futebol de salão enfraqueceu a FIFUSA. Seus dirigentes divergiram quanto ao seu futuro. A entidade terminou extinta no final de 1989 e início de 1990.

Mas persistiu o descontentamento por parte de muitas federações sul-americanas, que junto com outras antigas filiadas FIFUSA no resto do continente, formaram a Confederação Pan-americana de Futsal (PANAFUTSAL).

Ao longo da década, a PANAFUTSAL manteve-se como uma entidade independente da FIFA e organizou campeonatos de futebol de salão. Embora tenha se tornado uma modalidade marginalizada, o futebol de salão permaneceu sendo praticado em muitos países - inclusive no Brasil, com praticamente as mesmas regras de quando o esporte surgiu na década de 1950 - como o arremesso lateral e de canto feito com as mãos, a proibição de marcar gol dentro da área e a do goleiro jogar fora da área e o limite para substituição de jogadores.


Anos 2000: AMF
A PANAFUTSAL firmou no em 2000 uma carta de intenções com a FIFA, em busca de uma fusão com a mesma. No entanto, o acordo não prosperou. No mesmo ano, o Comitê Olímpico Internacional reconheceu oficialmente a FIFA como única entidade para promover campeonatos de futsal.[7]

Apesar disso, o esporte manteve a dissidência. Em dezembro de 2002, os membros da PANAFUTSAL e outras federações nacionais de outros continentes - basicamente ex-integrantes da FIFUSA - criaram a 'Associação Mundial de Futsal (AMF).


Campeonatos
A primeira competição internacional organizada pela FIFUSA foi o Pan-Americano de Futebol de Salão, disputado no México - do qual participação de Brasil, México, Paraguai, Uruguai, Argentina, Bolívia e Estados Unidos, e vencido pela Seleção Brasileira.

Mais tarde, a entidade organizaria três mundiais. O primeiro deles foi disputado no Ginásio do Ibirapuera, na cidade de São Paulo, em 1982. Esse torneio com a participação de dez seleções e foi vencido pelo Brasil. Outras duas edições foram realizadas: em 1985, na Holanda, vencida pelo Brasil, e em 1988, na Austrália, vencida pelo Paraguai.

Mesmo com o fim da FIFUSA, o Campeonato Mundial de Futebol de Salão continuou a ser organizado de maneira independente até a edição de 2000. A partir de então, a AMF passou a organizar a competição. última edição ocorreu na Argentina, em 2007, e teve o Paraguai como campeão.