sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Autodisciplina

Aquilo que podemos conseguir com a disciplina que ensinamos aos nossos filhos vai muito mais além do que o curto prazo.

No imediato, aconselhamos à criança a forma correcta de lidar com as situações do dia-a-dia, que regras deve cumprir, que limites deve respeitar.

E que os seus comportamentos e atitudes todos têm consequências, sejam boas ou más.

Mas o nosso verdadeiro objectivo não deve ser apenas esse e não pode ficar por aqui. 

Quando ensinamos os nossos filhos, o que pretendemos é que eles se comportem bem, mesmo quando nós (ou outros adultos) não estamos presentes.

O que pretendemos é ajudá-los a interiorizar como suas as regras, os limites e as atitudes que lhe vamos ensinando ao longo do tempo, para que eles possam, quando sozinhos e em outras situações, manter a mesma forma de actuar que teriam se estivessem na nossa presença.

A isto se chama "autodisciplina" e representa o melhor que podemos transmitir aos nossos filhos.

Cabe-nos a nós, como pais e mães, ajudar a criança a controlar os seus impulsos, a gerir as suas emoções e a confiar em si mesma, respeitando os sentimentos e as necessidades dos outros.

Quando um dos nossos filhos consegue fazer tudo isto sem estarmos presentes, estamos de parabéns pois conseguimos o nosso principal objectivo.

por Paulo Oom, pediatra 

1 comentário:

carlosschmidt disse...

Parabéns por esta excelente prosa, como pai sinto um grande orgulho pelo filho que tenho e Deus queira que continue pelo trilho onde ele caminha!
Obrigado