segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Infantis - Jogo Apresentação - Leões Porto Salvo / José Mira FC


Realizou-se ao inicio da tarde deste domingo o jogo de apresentação da nossa equipa de Infantis para a época 2009/2010.
Frente a frente estiveram os Leões Porto Salvo e os velhos amigos do José Mira FC.

Antes do inicio deste jogo foram entregues as medalhas assim como a respectiva Taça aos Campeões Distritais de Infantis da época 2008/2009. Foi uma justa homenagem a quem tanto deu e lutou para conseguir o objectivo final.

Ultimo jogo da Pré-Época, e o mais difícil até agora.
Hoje não jogamos o que sabemos, não fizemos o que foi pedido e o resultado foi o que se viu, perante uma equipa sempre difícil.
Mas nem tudo foi negativo, pois mesmo assim ainda criamos varias situações para finalizar e este resultado serve também como um alerta do campeonato que aí vem, pois serão todos com este nível de dificuldade ou maior.


Mais tarde será colocada a ficha do jogo.

11 comentários:

CCB disse...

Olá a todos,

Concordo com a análise feita ao jogo; Foi realmente um jogo muito difícil, onde nada nos saiu bem, apesar de na 2ª parte termos tido várias oportunidades de marcar golos e, como se costuma dizer, quando não se marca, sofre-se.

A nossa equipa não está a saber por em prática o que aprende ao longo da semana durante os treinos e isso foi tanto ou mais notório à medida que o adversário ia conseguindo demonstrar o seu bom futsal. As equipas do José Mira F.C são adversários muito difíceis de vencer em qualquer escalão. Parabéns a elas pelo excelente futsal que praticam.

Quando a época de 2008/2009 acabou, estavam previstos cerca de 13 jogadores (3 mantinham-se do ano passado) para a equipa dos infantis para a nova temporada 2009/2010 ( o que parecia um número razoável para uma equipa de 1º ano neste escalão pois permitiria que todos os jogadores rodassem e ganhassem experiência ao longo da época). Aliás, no início dos treinos em Setembro isso foi visível e o entrosamento entre eles foi notório e eficaz.

Hoje em dia, a equipa dos infantis está com 18 jogadores o que, na minha opinião dificulta fortemente o trabalho da equipa técnica, quer seja para dar treinos quer seja para efectuar as convocatórias para os futuros jogos.

O que se põe em questão neste momento, é o que é que o clube pretende realmente: se é formar jogadores neste escalão que possam ser uma mais valia no futuro e, consequentemente, parte deles poderem ingressar nos escalões seguintes e chegar ao escalão máximo, ou se é para se irem fazendo uns jogos e a formação passar a ter um papel secundário.

Tem que haver por parte de todos nós uma tomada de consciência, ou seja, temos que nos decidir o que se pretende deste escalão; na minha opinião, deveria haver algum critério na entrada e no nº de jogadores admitidos no clube, e em consequência disso, caso se justificasse, criar uma 2ª equipa, como foi feito no escalão dos escolas. Não é producente para uma equipa que já tem alguma experiência, técnica, e entrosamento, estar a diminuir o seu ritmo de trabalho uma vez que isso não tem a ver com a sua vontade, e acredito também, com os objectivos do clube.

Eu sempre fui apologista em defender que todos os jogadores em cada escalão devem ser convocados e, consequentemente, jogar; que quando entramos em jogo não temos forçosamente que ganhar; não pretendo de todo ser elitista nem considerar-me mais do que ninguém, agora o óbvio está à vista de todos nós.

Os problemas são como as desculpas, não se pedem, evitam-se, e neste momento é por mais evidente que estamos a ir na direcção deles e nada está a ser feito para que tal não aconteça.

Acredito nesta equipa, tanto nos jogadores como nos técnicos, e tenho a maior consideração por este clube.

Com este comentário apenas pretendo fazer um alerta que tem como finalidade o bem estar de todos.

Cristina Bettencourt

Unknown disse...

CCB disse...
Olá a todos:

Os excelentes resultados deste torneio, só vêm confirmar aquilo que já foi dito em comentários anteriores; ou seja, que o Clube Leões de Porto Salvo é de facto uma grande escola, o que vai permitir, no futuro, a que muitos destes jogadores possam continuar a jogar e a evoluir tecnicamente. Isto deve-se a um conjunto de factores (jogadores, equipa técnica, Direcção, etc) que interligados nos levam a estes resultados finais.
Quanto à equipa de escolas "A" que defrontou o torneio de Verão e que vai ser a futura equipa de infantis (11/12 anos) dos Leões de Porto Salvo para a próxima época de 2009/2010, é uma equipa muito jovem (a maior parte dos atletas na faixa dos 10/11 anos). Estão a ser bem preparados física e tecnicamente e a sua evolução vai ser tanto ou mais evidente consoante o seu crescimento físico e psicológico. Para que isso aconteça de forma saudável, é necessário que se lhes dê algum espaço, quer aos jogadores quer à equipa técnica; ou seja, todos nós vamos ter que permitir que a sua evolução seja constante e linear e não podemos, logo no inicio da época, pressioná-los com vitórias.

CCB disse...
Olá a todos:

Vou começar por volta a repetir as palavras que disse no meu último comentário da época passada, ou seja, esta equipa é muito jovem e, como tal, tem que estar preparada para ganhar mas também para perder e, essencialmente, tem de saber aprender com os seus proprios erros.

É importante que esta equipa sinta que por parte da equipa técnica e dos pais existe um grande apoio e que não exigem dela mais do que aquilo que ela pode dar neste inicio de época.

Não é justo exigir a estes miudos que tenham, neste momento, o mesmo rendimento e os mesmos resultados do ano passado.
O importante, quanto a mim, é que no final do jogo os jogadores (leia-se miúdos) saiam satisfeitos com o que conseguiram fazer e demonstrar dentro do campo independentemente do resultado. O importante, quanto a mim, é que no final do jogo os jogadores (leia-se miúdos) saiam satisfeitos com o que conseguiram fazer e demonstrar dentro do campo independentemente do resultado.

Nuno Santos disse...

Realmente existe aqui muitas diferenças de opinião!

Vou para a minha 4ª temporada como treinador dos LPS. 1 ano de Iniciados e esta época será a minha 3ª época nos Juvenis.

Uma coisa eu tenho a certeza, os Infantis e os Escolas estão bem entregues e trabalha-se bem melhor que à 4 anos, quando cheguei ao clube! Via, na altura, Infantis a chutarem à baliza do meio campo com o treinador de então a oferecer um chupa(!) a quem fizesse golo...e via os atletas de então a fazer um pouco de jogo, mais nada!

Hoje, tenho no meu plantel 5 desses jogadores, jogadores esses que foram CAMPEÕES(!) nos Infantis de à 2 e/ou 3 anos e hoje chegam aos Juvenis...e nada! Não estão preparados, quer tácticamente, quer em termos de disciplina. Faziam o que queriam. Porquê? Porque na altura eram os "craques" e resolviam! Agora, nos Juvenis, não é bem assim e como eu não defendo muito essa ideologia, estão a passar dificuldades e jogam pouco.

Acho que neste momento os Escolas e os Infantis trabalham bem. Se podiam trabalhar melhor? Sim, se calhar podiam. Mas isso também os Juvenis, os Iniciados podiam treinar melhor...se houvesse tempo para tal. E, sabemos que não existe! Não serve de desculpa, porque eu treino 2 horas e meia e sei que esse tempo é aproveitado ao máximo, não há tempo perdido!

Passo aqui para dar um apoio (nem o precisam) aos responsáveis pelos Escolas e Infantis. Boa Sorte para a época!

Abraço,
Nuno Santos - Treinador Juvenis LPS

CCB disse...

Bom dia

Possivelmente não fui bem interpretada no meu comentário, uma vez que nunca pretendi por em questão a capacidade e o trabalho dos técnicos dos escolas e infantis, até porque quem segue atentamente este blogue e lê os meus comentários apercebe-se que sempre os apoiei, agora continuo a pensar que com mais tempo de treino e menos jogadores as coisas poderão sair muito melhor.

Isso foi tanto ou mais visivel no início de Setembro em que a equipa técnica conseguia tirar muito mais rendimento da equipa do que hoje em dia quando tinham apenas 13 jogadores para treinar. Ou será que treinar 13 ou 18 é igual?

O que está em questão não é ganhar os jogos todos (nunca defendi essa teoria) mas sim este escalão poder, a partir desta fase, começar a evoluir técnicamente.

Esta é a minha opinião como mera espectadora, mãe atenta e adepta de futsal.

Cristina Bettencourt

SCM disse...

Bom dia a todos,

Apenas quero expressar o meu apoio á Cristina e fazer das palavras as minhas.
Quanto ao comentário do Nuno Santos, realmente não percebeu o que foi dito pela Cristina, até porque o ponto aqui falado e que se pede alguma atenção por parte do clube é realmente no grande nº de crianças que já fazem parte desta equipa de Infantis.
Como sabemos este escalão de Infantis este ano é paga uma mensalidade, como tal, é de todo interesse para o clube quantos mais melhores... e o escalão que o Nuno treina não, como tal se calhar pode fazer escolhas... quanto aos jogadores que querem que façam parte da sua equipa.
O que todos os pais pretendem é que os seus filhos joguem, mas com tantos jogadores a fazerem parte de uma equipa torna-se dificil agradar a todos, logo há que tomar alguma s decisões para evitar situações desagradáveis e deixar tanto pais como jogadores insatisfeitos.

Sandra Mesquita

Nuno Santos disse...

Como a questão não me diz muito respeito (Já me bastam os meus problemas pessoais, profissionais e neste caso, da minha equipa Juvenil), vou-me ficar por aqui.
Tenho receio que me possa tornar um pouco rude e desagradável, e como tal, prefiro remeter-me ao silêncio e à ignorância (contra minha vontade)...
Boa Sorte para todos!
P.S. - Se todos gostassem do amarelo...

Unknown disse...

Caras
Os vossos comentários são muito subjectivos e controversos .
Realmente o que querem?
Formação?
Competição?
Aprendam a respeitar e deixem-se de vedetismo. Mais humildade, todos têm direito de praticar desporto seja ele bom ou mau jogador.

SCM disse...

Boa tarde,

Acho que as pessoas não sabem interpretar as palavras.
Quanto ao que queremos: podemos ter formação competindo, certo?
Quanto á falta de respeito parece que o mesmo vem da sua parte.
Vedetismo conseguiu tê-lo.

Sandra Mesquita

CCB disse...

Boa Tarde,

Apenas quero dizer publicamente (uma vez que pessoalmente já lhes disse muitas vezes ao longo destes 3 anos) que tenho o maior respeito pelo João Gonçalves e Helder Basílio tanto em termos profissionais como pessoais, e não vão ser algumas palavras tiradas do seu contexto que vão desvirtuar essa realidade.

Não era de todo mi pretensão levar a conversa por este caminho; até porque concordo plenamente que todos têm o direito de jogar e terem o seu tempo de aprendizagem; dai ser lógico (na minha opinião) haver 2 equipas como se fez no passado nos escolas.

Por isso, para mim esta conversa está acabada.

Continuarei como sempre fiz a comentar os jogos e espero que este blogue continue a ser, como tem sido até agora, um espaço onde todos possamos partilhar opiniões sem ofensas.

Cristina Bettencourt

João Gonçalves disse...

Boas...

Apenas queria e gostava que este espaço continuasse a ser um espaço de opinião e que cada um consiga respeitar as ideias e pensamentos mesmo que sejam diferentes do que nós idealizamos.

Naturalmente que este é o primeiro ano de uma nova realidade neste escalão e por isso nunca pensamos em uma forma inicial que houvesse tantos miudos a inscreverem-se.
Por uma lado acaba por ser positivo, porque é sinal que as pessoas continuam aacreditar no que é desenvolvido neste clube, mas por outro lado acaba por ser um pouco prejudicial porque seria necessário uma equipa B para que a evolução e o crescimento de cada um fosse mais acentuado e rapido.
Agora esta é a realidade que temos para esta época e neste momento é com isto que temos de viver e trabalhar.
Vamos todos juntos ajudar estes jovens a serem cada vez melhores como pessoas e como jogoadores e o vosso contributo é muito importante.

Continuem a aocupar este espaço com os vossos comentários e com as vossas ideias porque isso é o que torna este espaço credivel e um espaço importante para o desenvolvimente destes escalões, mas sempre de uma forma civilizada e respeitando sempre o pensamento e a ideia de outras pessoas.

Obrigado

João Gonçalves

Jorge Delgado disse...

Boa noite;

É a primeira vez que venho a este espaço escrever, apesar de seu leitor habitual.
Entendi, dever fazê-lo, desta vez, atendendo às minhas responsabilidades no clube.

A verdade é, que o numero de inscrições no escalão de infantis esta época excedeu as nossas expectativas iniciais, mesmo num ano em que pedimos um apoio acrescido aos pais dos atletas que o pudessem fazer.

Nunca é fácil num clube de formação como o nosso, impedir o acesso à prática desportiva a jovens, afinal a principal razão de existir dum clube como os Leões de Porto Salvo, naquela que é a sua principal missão "A Formação dos Homens e Mulheres do Amanhã".

Mas tivemos que o fazer, atendendo hà indisponibilidade de mais horas de pavilhão que permitissem a inscrição duma 2ª equipa de infantis, a decisão foi tomada em articulação com o treinador principal do escalão - Hélder Basílio logo que atingidas as 18 inscrições, numero que nos parece ser razoável e não excessivo, atendendo a que não estamos a falar duma modalidade individual, mas de equipe, que permita desenvolver um trabalho de qualidade, quer do ponto de visto técnico/tàctico, quer do ponto de vista social e humano.

Estas situações posso garantir que são permanentemente acompanhadas pela direcção do clube em estreito diálogo com as respectivas equipas técnicas.

A todos um muito obrigado pela vossa opinião e contribuição com ideias construtivas.

Jorge Delgado